A necessidade de abordar temas que englobam os impactos da exposição das crianças e dos adolescentes na internet se torna cada dia maior. Todo cuidado é pouco quando tratamos da privacidade e educação de crianças e adolescentes perante a Internet.
Pensando nisso, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) promoveram o 3º Workshop "Impactos da Exposição de Crianças e Adolescentes na Internet" com a presença de renomados profissionais que atuam no tema, e com a correalização da SaferNet Brasil. O evento é voltado aos educadores, coordenadores, dirigentes escolares e pais que buscam informações e orientações sobre o papel da escola e da família na educação de crianças e jovens sobre o uso da Internet.
A primeira edição do Workshop "Impactos da Exposição de Crianças e Adolescentes na Internet" aconteceu em paralelo ao Seminário de Proteção à Privacidade e aos Dados Pessoais 2016 e reuniu pesquisadores, educadores, advogados, psicólogos, pais e responsáveis, e todos aqueles que se preocupam e se interessam com a privacidade de crianças e jovens na Internet.
Foram apresentados dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil, que investiga o acesso e uso da Internet por crianças e adolescentes, assim como orientações para a inclusão dos jovens no mundo digital.
A segunda edição foi promovida no dia 18 de setembro de 2017 e buscou debater todos os temas atuais relevantes sobre a educação das crianças e dos jovens com a utilização da internet e como os pais podem lidar com o excesso de exposição que seus filhos estão submetidos.
Doutor em Administração de Empresas pela FGV-EAESP com pós-doutoramento na HEC Montreal no Canadá, mestre em Administração de Empresas pela Bradford University na Inglaterra, mestre em Ciência da Computação pela UFMG e engenheiro eletricista pela PUC-MG.
Gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação – CETIC.br. Responsável pela coordenação de pesquisas nacionais para a produção de indicadores e estatísticas sobre o acesso e uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Brasil, estudos sobre as implicações socioeconômicas das TIC e programas de capacitação em metodologias de pesquisas no âmbito da América Latina e países de língua portuguesa na África. Coordenador do Grupo de Especialistas sobre indicadores TIC Domicílios da União Internacional de Telecomunicações (UIT) e membro do International Advisory Group of Experts do projeto Global Kids Online da Unicef.
Kelli Angelini. Advogada. Mestre em Direito Civil. Gerente de Assessoria Jurídica do NIC.br. Autora do livro Nomes de domínios e Sistema de Solução de Conflitos. Autora e idealizadora do Guia Internet com Responsa - Cuidados e Responsabilidades no uso da Internet. Membro da Comissão de Educação Digital da OAB/SP e membro do Projeto de Educação e Cidadania Digital do IASP. Implementadora do SACI - Adm (Sistema Administrativo de Conflitos de Internet).
Analista de segurança sênior do CERT.br / NIC.br, onde atua na área de treinamento e conscientização de usuários, ministrando cursos, palestras e desenvolvendo materiais relacionados a boas práticas de segurança. Principal mantenedora da "Cartilha de Segurança para Internet", autora dos Guias "Internet Segura" e "Internet Segura - para seus filhos" e instrutora dos cursos do CERT/CC, da Carnegie Mellon University.
Psicólogo, Diretor de Educação da SaferNet Brasil. Doutor em psicologia social pela UFBA, com estágio doutoral na Universidade de Paris V e na EHESS, mestre em gestão e desenvolvimento social pelo CIAGS/UFBA.
Pesquisador pós-doutorando na área de interações sociais e privacidade nos ambientes digitais na Pós-Graduação em Psicologia da UFBA e membro do Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias e Sociedade (GITS/UFBA).
Na SaferNet coordena ações de educação em Direitos Humanos na Internet para estimular boas escolhas online, o uso responsável e seguro da Internet com liberdades. Membro do Grupo de especialistas das pesquisas TIC Kids Online e TIC Educação do CETIC.br/NIC.br.
Licenciada em Letras com Mestrado em Linguística, professora dos ensinos Infantil, Fundamental, Médio e Superior por dezesseis anos. Advogada, especialista em Direito Digital e Eletrônico e voluntária em projetos de Educação Digital que já envolveram mais de dois mil alunos da rede pública e particular de São José do rio Preto. Sócia fundadora da Resh Cyber Defense.
Advogada, Diretora Executiva da Nethics Educação Digital, Diretora Executiva da Opice Blum Academy, Diretora do Departamento de Segurança da Fiesp, onde coordena a frente de Educação e Cidadania Digital, coautora do livro Educação Digital, Ed. RT, 2015, da 1ª Coleção de Educação para Cidadania Digital do Brasil, Ed. FTD, 2015, Coordenadora do Manual de Boas Práticas para Uso Seguro das Redes Sociais da OAB/SP.
Dra. Cristina Sleiman: advogada e pedagoga, sócia do escritório que leva seu nome e da empresa de cursos Peck Sleiman EDU. Presidente da Comissão Especial de Educação Digital da OAB/SP e 2ª Vice Presidente da Comissão de Direito Digital e Compliance da OAB/SP. Diretora pedagógica do Instituto Istart de Ética Digital. É mestre em Sistemas Eletrônicos pela Escola
Politécnica da USP, com extensão em Direito da Tecnologia pela FGV/RJ, extensão Educador Virtual pelo Senac São Paulo em parceria com Simon Fraser University, e professora de pós-graduação nas faculdades, Damasio, FIA e Impacta. Integrante do Grupo de Estudos de Direito Digital da FIESP. Coautora do livro e áudio livro Direito Digital no Dia a Dia e da Cartilha Boas Praticas de Direito Digital Dentro e Fora da Sala de Aula. Coordenadora e coautora do Guia de Segurança Corporativa da OAB/SP e autora dos Guias de Prevenção ao Bullying e Guia de Educação Digital em Condomínios, ambos da OAB/SP.
Drica Guzzi é graduada em Engenharia de Alimentos pela Unicamp, mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, tendo como foco de pesquisa a Apropriação dos Meios de Comuni cação e as novas Práticas Políticas em Rede.
Desde 2001, é Coordenadora de projeos, conteúdo, pesquisas e formação no Núcleo de Pesquisa das Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação - Escola do Futuro da USP, na área de Políticas Públicas de Inclusão Digital.
Autora do livro Web e Participação: a democracia do século XXI (Prêmio Jabuti 2011, na Categoria Tecnologia e Informática, 3o lugar) além de vários artigos na área da Educação e Tecnologia. É ativista do acesso à banda larga para todos, acredita no uso inteligente dos dados e na potência da ação coletiva.
Graduada em Psicologia pela Faculdade Evangélica do Paraná (2009), possui Diploma em Psicologia Forense e Criminal pelo Independent College Dublin, Irlanda (2010). Mestrado em Psicologia Forense pela Universidade Tuiuti do Paraná (2014). Membro da International Association for Correctional and Forensic Psychology (IACFP-USA), Membro do Grupo de Estudos sobre Adições Tecnológicas (GEAT) e colaboradora convidada do Esse Mundo Digital. Professora Adjunta do Curso de Psicologia do Centro Universitário Campos de Andrade - Curitiba/PR. Atua como psicóloga clínica com adolescentes e jovens adultos que apresentam dependência tecnológica (jogos online) e transtornos comportamentais e antissociais.
Evelyn Eisenstein é medica pediatra e clinica de adolescentes , professora associada da UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenadora de Telemedicina e do SIG de Crianças e Adolescentes da Rede Universitária de Telemedicina, RUTE. Coordenadora do Centro de Estudos Integrados, Infância, Adolescência, Saúde e do projeto: Rede ESSE Mundo Digital, E=Ética, S=Segurança, S=Saúde, E= Educação. Diretora da Clinica de Adolescentes. Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, SBP e da Society for Adolescent Health & Medicine. Editora Cientifica da Revista Adolescência & Saúde. Autora de vários livros e artigos publicados, no Brasil e no Exterior.
Janus - Laboratório de Estudos de Psicologia e TICs
Ivelise Fortim
Ivelise Fortim é doutora em Psicologia Clínica, orientadora profissional, professora do Curso de Jogos Digitais e do curso de Psicologia da PUC-SP. É coordenadora do Janus – Laboratório de Estudos de Psicologia e Tecnologias da Informação e Comunicação (grupo de pesquisa sobre psicologia, tecnologias e videogames). Na área de games, pesquisa os temas de gênero, emotional games e dependência em videogames há 15 anos. Também é sócia da Homo Ludens, consultoria voltada para indústrias criativas e digitais.
Psicóloga, mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro da Associação Científica Campo Psicanalítico. Tem 15 anos de experiência em clínica com crianças e adolescentes e em docência no Ensino Superior, foi professora do Instituto de Psicologia da UFBA e da Universidade Salvador. Na SaferNet Brasil, é diretora de projetos especiais, com foco em empoderamento e segurança de crianças, adolescentes, jovens e mulheres. É responsável pelo HelpLine, único serviço online de abrangência nacional que oferece orientação sobre o uso seguro da Internet, também desenvolve materiais pedagógicos e palestras de conscientização sobre uso cidadão da Internet no Brasil.
Graduada no Curso de Direito da FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas. Pós graduanda em Master in Law (LLM) - Direito dos Contratos no Insper. Colaboradora no Projeto Internet com Responsa e no Curso de Capacitação para o Uso Consciente e Responsável da Internet. Atua como advogada no NIC.br.
Autora da pesquisa: “Geração YouTube. Um mapeamento sobre o consumo e a produção infantil de vídeos para crianças de zero a 12 anos. Brasil (2005 – 2018). ESPM - SP. Doutoranda em Administração pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional (PMGDI), da ESPM. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pelo ESPM-PPGCOM (2015). Publicitária pela Universidade Paulista (2001) e MBA em Varejo pela FIA (2006). Ex ESPM, Insper, Sony Pictures, Wal-Mart e Symantec.
Luciene Regina Paulino Tognetta é doutora em Psicologia Escolar pela USP e Universidade de Genebra (Suíça) Pós Doutora pela Universidade do Minho (Portugal). Profa. do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Ciências e Letras Unesp. Líder do GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Unesp/Unicamp). Membro da FAI (Fundación America por la Infancia) – Chile.
Doutoranda em Direitos Humanos pela USP, Mestra em Direito pela FGV, Bacharela em Gestão de Políticas Públicas pela USP. Pesquisadora do Núcleo de Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (NDD/CEBRAP) e do Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social da USP (GEPPIS/USP). Atualmente é coordenadora da área de Desigualdades e Identidades do InternetLab - Pesquisa em Direito e Tecnologia.
Advogado e Coordenador do Programa Prioridade Absoluta do Instituto Alana. Membro do Painel Técnico do Curso de Liderança Executiva do *Center on the Developing Child* da Harvard University. Doutorando em Direito pela USP com doutorado sanduíche em 2017 pela Harvard Law School e Pesquisador Visitante no *Child Advocacy Program* da Harvard Law School. *Zertifikat* em Fundamentos do Direito Alemão, focado em Direito Internacional Público, pela Universidade Ludwig Maximilians (LMU) de Munique/Alemanha. Foi Conselheiro do Conanda - Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (2012-2016) e professor coordenador da Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama da Faculdade de Direito da USP. É Conselheiro do IBDCRIA-ABMP (Instituto Brasileiro de Direito da Criança e do Adolescente - Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores da Infância e Juventude), integrante da RAPS - Rede de Ação Política pela Sustentabilidade e Líder Executivo para Primeira Infância NCPI/Harvard. Integrou em 2017 a equipe do *Legal Policy Office* do Alto Comissário das Nações Unidas para Direitos Humanos (OHCHR/ONU), em Genebra.
Mà́ster em Educação, Família e Tecnologia pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), pós-graduada em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA-USP, especialista em Design Thinking pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e
graduada em Jornalismo pela Cásper Líbero. Atua na área de educação e tecnologia desde 2001. Coordenou, de 2004 a 2010 o
Programa Educarede no Brasil. Fundadora do Instituto Educadigital, que atua em prol da educação aberta na cultura digital e, em parceria com a Cátedra UNESCO de Educação Aberta do Nied/UNICAMP desenvolve o projeto Iniciativa Educação Aberta.
Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto
Regina de Assis
Professora com Mestrado pela Universidade de Harvard e Doutorado pela Universidade de Columbia. Secretária Nacional da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino, SASE do Ministério da Educação. Membro Latino Americano do Comitê Diretor da World Summit on Media for Children Foundation, WSMCF, Melbourne, Austrália. Membro do Conselho Consultivo do Observatori Europeo de la Televisión Infantil, OETI em Barcelona, Espanha. Membro do Grupo de Especialistas das Pesquisas TIC Educação. Membro da Rede Brasileira Crianças e Consumo/Rebrinc. Membro do Conselho Consultivo do Coletivo Criança, Prioridade Absoluta, Instituto Alana. Membro do Conselho Editorial da Série Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais, parceria da Faculdade de Educação da Universidade de Campinas/ UNICAMP com a Mercado das Letras Edições e Livraria Ltda. Membro do Conselho Editorial do livro Comunicação, Cultura e Cidadania, parceria do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará com a Pontes Editores. Autora e Co/Autora de livros voltado a área da Educação. Foi membro do Conselho Editorial do Journal of Early Childhood Teacher Education (The Official Journal of The National Association of Early Childhood Teacher Educators/NAECTE dos Estados Unidos da América). Produtora, Autora e Apresentadora de Programas para a TVE/Rede Brasil e participante de vários Programas de TV. Professora Associada do Depto. de Educação da PUC/Rio. Professora da Faculdade de Educação da UERJ e da UNICAMP. Pesquisadora do Centro de Estudos Educativos na Cidade do México/CEE/AC. Autora artigos e capítulos de livros sobre Currículo para Educação Infantil e Ensino Fundamental, Educação e Mídia. Presta Consultoria em Educação e Mídia, atuando junto a Órgãos de Governo, Empresas e Organizações Sociais. Diretora de Educação, Comunicação e Cultura da TV Escola/Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto no Rio de Janeiro.
Roberta Bento é fundadora do SOS Educação, site de educação do portal Estadão. Além disso, é responsável pela coluna escola da Revista Pais&Filhos e por parte do conteúdo de educação do site Catraca Livre. Atualmente, se divide entre palestras por todo o Brasil, consultorias para escolas, atendimentos individuais e trabalhos como influenciadora da área de educação. Conta com mais de 30 anos de experiência na área de educação, incluindo tempo de sala de aula. Possui também uma vasta experiência na área empresarial e foi responsável por diversas parcerias internacionais que trouxeram benefícios e inovação para a educação pública e privada do Brasil.
Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo
Rosa Maria Lamana
Graduada em Educação Artística pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da rede pública estadual, Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. Atualmente compõe a equipe da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo - Paulo Renato Costa e Souza. Membro colaborador da Comissão de Educação Digital da OAB de São Paulo e integrante do grupo de pesquisa Comunidade Práxis. Experiência na área de formação de professores, atuando principalmente no tema Tecnologia Educacional.
Engenheira Eletricista (UFAM-1998), Mestre em Ciência da Computação (UFMG-2002), Dra. em Informática (Puc-Rio 2010). Profa. da Universidade Federal do Amazonas desde 2002, tendo atuado previamente em empresas do distrito industrial de Manaus e em instituições de pesquisa. Atua no movimento de Mulheres e é Coordenadora do Programa Cunhantã Digital que visa atrair meninas do ensino médio e fundamental para a computação fazendo parte do Programa Meninas Digitais da SBC, é Diretora do Instituto de Computação da UFAM e Conselheira do CGI.br.
Pós-graduada em Ciências Sociais com menção a Gênero e Políticas Públicas pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) Argentina, Bacharel em Letras: Português-Francês pela Universidade de São Paulo (USP) e Bacharel em Relações Internacionais pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). É Coordenadora dos Projetos Unesco do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), departamento do Núcleo
de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
Local
Hospedagem e Dicas
hospedagem
Esta é uma lista com algumas sugestões de hotéis próximos ao NIC.br.
O NIC.br não se responsabiliza por eventuais transtornos causados durante o relacionamento com os hotéis.
Informações adicionais e reservas favor consultar diretamente os hotéis.
As tarifas divulgadas nesta página valem como referência. Favor confirmar, pois todas estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. O valor das tarifas não inclui impostos e outras taxas.
Hotel Blue Tree Morumbi (local do evento) – Tarifa acordo
Acrescer 5% de ISS; Taxa de turismo de R$ 4,30 por dia e por apartamento (opcional); Estacionamento não incluso (R$ 21,00 a diária); As tarifas acima não são válidas para períodos de eventos especiais. Nesta ocasião, tarifas dinâmicas poderão ser aplicadas; Tarifas não comissionadas; Categorias de apartamentos e tarifas sujeitas a disponibilidade; Check-in: a partir das 14:00 h / Check-out: até às 12:00 h; Forma de pagamento: Dinheiro, cartão ou faturamento (mediante aprovação de cadastro e crédito); Os valores acima poderão ser reajustados sem prévio aviso.
O modelo multissetorial do CGI.br congrega diversos setores ao reunir sociedade e governo para estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil. A atuação do CGI.br e do NIC.br abrange desde aspectos técnicos, recomendações de procedimentos para a segurança e a produção de pesquisas, permitindo a manutenção do nível de qualidade técnica e da inovação e subsidiando a implementação de políticas no uso da Internet no Brasil.